Perguntas frequentes

blue line

1Quem Somos?

Somos uma empresa de tecnologia que irá te conectar com advogados cadastrados em nossa plataforma. Esses advogados são credenciados através de um processo seletivo que escolhe apenas aqueles aptos a te atender com excelência.

2Como funciona a plataforma?

Acesse o nosso sistema pelo seu celular ou computador, responda um 5 minutos para questionário simples e envie os documentos para análise do advogado designado para cuidar de seu caso. Lhe informamos imediatamente ou em alguns minutos se você tem direito à indenização. Normalmente optamos por ajuizar ação no Juizado Especial Cível. Há alguns casos em que pode ser realizado um acordo antes da ação.

3Quanto custam nossos serviços?

Nosso serviço é gratuito. Os advogados cobram 30% se conseguirem sua indenização. Você também não precisa pagar taxas para dar início à sua ação judicial em um Juizado Especial Cível. Os advogados geralmente recebem a indenização para o cliente e depois repassam para eles. Mas, em alguns casos, o contrário também pode ocorrer.

4O que são os juizados especiais?

São órgãos públicos com funções iguais a de um fórum de justiça, mas para causas de menor complexidade (cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo, exatamente igual a sua causa). A audiência é presidida por um conciliador, o qual remete o processo para um juiz leigo que irá sentenciar o caso. Os recursos são julgados por turmas recursais, compostas por juízes de primero grau

5E se eu perder a ação judicial?

A princípio, você não precisará pagar nada se perder uma ação judicial em um Juizado Especial Cível, a não ser que você seja declarado litigante de má-fé pelo juiz (p. ex. quando mentir sobre os fatos ocorridos) ou não compareça na data da audiência.

6Qual será o valor da minha indenização?

Não é possível prever o valor da sua indenização, pois ele poderá variar de acordo com as particularidades de cada caso e com o entendimento específico do Poder Judiciário da sua região. Se nos contratar, disporemos de mais informações de seu caso e podemos apresentar uma estimativa para o valor da sua indenização com base na nossa experiência profissional. Em nosso blog, fizemos um artigo interessante com teor informativo sobre como os juízes costumam julgar em casos de atraso e cancelamento de voo.

7Quanto tempo demora até receber a indenização?

A duração de uma ação judicial varia bastante, de acordo com a complexidade do caso e o volume de trabalho do cartório judicial responsável pelo seu caso. O Conselho Nacional de Justiça informa que a duração média de ações judiciais parecidas é de 2 anos e 2 meses, porém a nossa experiência sugere um tempo bem mais curto, de no máximo um ano. Caso tenhamos sucesso em negociar um acordo para o seu caso, você poderá receber a sua indenização em uma questão de poucos meses.

8O que eu preciso fazer durante o processo?

Vamos precisar que você compareça a uma ou no máximo duas audiências designadas pelo juiz, mantenha o seu endereço atualizado em nossa base de dados e nos informe com antecedência sobre eventual impossibilidade de comparecer no dia e horário marcados para qualquer das audiências. E não se preocupe, pois lhe manteremos informado sobre todas estas datas importantes e explicaremos em detalhe no momento certo como você poderá se preparar para cada uma das audiências.

9Como eu receberei a minha indenização?

É muito simples. Você receberá a sua indenização na conta corrente que vier a nos informar no momento oportuno, já devidamente deduzida dos honorários advocatícios.

10Como será a atuação do seu advogado?

Ele irá fazer a sua petição inicial (documento que inicia a ação, onde são explicados os fatos), ajuizará a ação no juizado mais próximo de você (isto se não for possível um acordo antes), acompanhará o seu processo até a sentença e responderá a qualquer recurso que venha a ser apresentado.

11Quem irá me acompanhar na audiência?

Trabalhamos com advogados no Brasil inteiro, então sempre terá um representante nosso com vocês.

12O que acontece após a sentença que reconhece o direito a minha indenização?

Há alguns caminhos possíveis: 1 - Caso a empresa não recorra, após 10 dias úteis da publicação de sua sentença, inicia-se um prazo de 15 dias para a empresa pagar a condenação. 1.1 - Se a cia aérea pagar, parabéns você acabou de ser compensado pelo desrespeito ao consumidor 😉 1.2 - Se ela não pagar, iremos solicitar a penhora da conta corrente dela (isto é, bloquear os valores em sua conta para obter sua indenização). Neste caso, você ganha mais 10%. Contudo, ela tem ainda 15 dias úteis para se defender da penhora. 2 - Caso ela recorra, teremos de defender o recurso. O nome da peça que os advogados usam para esta finalidade se chama contra razões. Nesta hipótese seu processo irá demorar mais. Estimamos 6 meses ou mais de demora.

13 E se eu perder, posso recorrer?

Claro que sim. Os honorários dos advogados continuarão o mesmo neste caso (30% sob o êxito). Se o profissional designado para cuidar de seu caso achar que o seu recurso não tem chance de ganhar, ele irá te orientar neste sentido. Se você quiser recorrer mesmo contra a recomendação do advogado, ele pode indicar outro profissional para te ajudar. Em caso de recurso seu, é necessário pagar custas judiciais que variam de estado a estado, mas podem chegar até R$ 1.000,00. Se você perder o recurso, ainda tem que pagar honorários de advogado de 10% para os advogados da cia aérea. Os advogados sempre irão avaliar se vale a pena recorrer ou não. A decisão é do cliente.

logo branca
Contato
Teve algum voo cancelado, atraso, ou alguma bagagem extraviada? Encontre um especialista em direito de transporte aéreo que irá fazer valer seu direito e tirar todas suas dúvidas!
Contato
2019 - Direito no ar. Diretório de advogados online - Especialistas em direito de transporte aéreo.